Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Como saber se sua joia é mesmo de ouro? Confira!

2 de setembro de 2020

O ouro é um dos metais mais valiosos do mundo, e justamente por essa razão, compra uma joia de ouro exige cuidado e atenção. Inúmeros compradores e vendedores buscam preço mais baixo, mas não se atentam quanto à origem e certificação da joia, por exemplo. Isso coloca em risco todo o investimento que você está fazendo na sua joia. Mas como saber se é ouro?

Obviamente que, para você ter uma resposta confiável e precisa, a melhor coisa é entrar em contato com um joalheiro de confiança. No entanto, pode ser que você não tenha tempo necessário para obter ajuda de um especialista.

Então, para que você possa avaliar a joia que está comprando e saber se ela é mesmo de ouro, trouxemos algumas dicas relevantes. Acompanhe e boa leitura!

Busque a certificação

A primeira dica é saber se suas joias são certificadas. Na Mave, por exemplo, todas as joias possuem certificação da Amagold, que verifica a integridade e a qualidade de todas as peças que são comercializadas.

Porém, não confunda certificado e garantia de joias, pois são documentos completamente diferentes. A garantia é um serviço importante, um termo de proteção que oferece cobertura e assistência, caso haja alguma avaria na peça. Cada joalheria possui sua política quanto a isso.

A certificação do ouro, por sua vez, assegura a autenticidade, a pureza do metal e sua procedência. Assim, a certificação do ouro que foi utilizado na sua joia, além de confirmar a qualidade do que você está comprando, atesta a confiança da joalheria onde ela foi adquirida.

Procure por marcas

Atualmente, é comum que os fabricantes coloquem pequenas marcas na parte interna ou no fecho (caso seja corrente ou pulseira) das peças que produzem, para que você reconheça a grife e também esteja ciente de sua pureza. Em brincos, por exemplo, muitas vezes você encontra o timbre no pino que entra na orelha e também na tarraxa. Além disso, em casos de joias maiores, o timbre é inserido na própria peça.

Logo, se você não as encontrar em sua joia de ouro, é provável que elas não sejam genuínas como acreditava. Apesar disso, mantenha a atenção para um fato: as peças mais antigas são uma exceção para esta regra, então não se desespere se não encontrar estes detalhes.

Atente-se ao preço do ouro

O ouro é uma moeda forte, assim como o dólar, libras e euro. Isso significa que ele tem seu preço mínimo. Existem empresas que vendem o grama a um valor bem inferior do que ele realmente custa - isso é um motivo para desconfiar.

Portanto, é preciso ter atenção a isso e avaliar bem o preço do produto, pois "o barato pode sair caro no final".

Teste do ácido nítrico

O ouro 750 não reage ao ácido nítrico. Então, se você quer um teste mais preciso do que o exame físico, basta raspar a peça em uma pedra e jogar o ácido nítrico por cima. Se não houver nenhuma mudança na cor, significa que a joia é de 750. Caso o ouro fique verde, a joia é banhada a ouro e, por fim, se ficar leitoso e esbranquiçado, trata-se de prata folheada com ouro.

Vale lembrar que esse teste existe em qualquer joalheria - até mesmo em fornituras ou lojas virtuais. É conhecido como teste do toque ou ácido de toque.

Encontre a sua joia de ouro verdadeira

Como já dissemos, é importante consultar especialistas em avaliações, mas, com as nossas soluções, certamente não haverá erros e você vai ter a garantia de uma compra de qualidade.

E agora que você já conhece as principais dicas para identificar a originalidade da sua joia de ouro, fica mais fácil realizar as compras das suas peças, não é mesmo? Então aproveite! Na Mave você pode fazer isso de olhos fechados! Clique aqui para navegar pela loja e conhecer as novidades.

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: ,

    8 comments on “Como saber se sua joia é mesmo de ouro? Confira!”

    1. I may need your help. I've been doing research on gate io recently, and I've tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!