Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

O que é quilates? Descubra tudo sobre a qualidade do ouro

21 de maio de 2021

Você já se perguntou o que é quilates? Ouvimos muito falar sobre essa palavra, principalmente na hora de citar a qualidade do ouro. Ainda assim, é muito comum ter dificuldade para explicar, ou entender o real conceito da palavra.

Mas não se preocupe, porque esta é uma dúvida muito recorrente entre as pessoas. Por outro lado, entender este conceito pode te ajudar na hora de escolher ouro ou joias com muito mais facilidade, e com a mais alta qualidade possível.

Assim, fizemos este texto dedicado a te explicar melhor o que é quilates e como ele se relaciona com a qualidade. Confira!

Afinal, o que é quilates?

Os quilates servem como uma forma de medição da pureza do ouro ou outras joias. Basicamente, é o peso total do material dividido por 24. Nestas 24 partes, são consideradas as parcelas que formam outro material.

Assim, é possível avaliar a relação entre a quantidade de ouro e a quantidade de outros elementos.

Um elemento puro, isto é, sem a presença de outros metais, corresponde a 24 quilates. Por outro lado, se houver 10 partes de outro material, a joia corresponderia a 14 quilates, por exemplo.

Desta maneira, quanto maior a quantidade de partes de ouro puro no material, por exemplo, mais valioso é considerado. Este processo também vale para diamantes e outras pedras preciosas.

Qual a origem dessa medição?

A medição da qualidade do ouro em quilates surgiu na era medieval. A moeda utilizada, o marco, pesava exatamente 24 quilates. Pelo fato de o ouro puro ser considerado muito amolecido para a utilização, misturavam-se outros materiais.

As pedras preciosas deveriam pesar o mesmo que uma semente de árvore coral, que correspondia a um quilate. Assim, para medir o valor desta moeda, media-se a quantidade de quilates de ouro que ela possuía, e não o peso dela em si.

Qual quilate de ouro vale mais?

Você provavelmente deve ter se perguntado qual o quilate mais valioso que o ouro possui. Primeiramente, o ouro das joalherias geralmente faz a utilização de outros materiais, que podem ser:

Prata;

Cobre

Zinco

Paládio

Isso é feito para garantir mais resistência e menos riscos. Assim, esses materiais se chamam ligas, quando misturados com o ouro. Se você ouvir, por exemplo, a expressão “ouro 750”, significa que 75% do material é puro e o restante é liga.

Como você já deve ter imaginado, quanto maior a pureza do ouro, mais valioso ele é. Desta forma, o mercado brasileiro nem sequer considera ouro o material com menos de 10K.

Para saber se uma joia realmente é feita de ouro, é possível realizar alguns testes, como explicamos neste texto. Lembre-se que o ouro possui um charme único, e se não for de confiança, a diferença é notável.

Para você ter certeza se a sua peça de ouro é confiável, busque sempre por certificações como a Amagold.

Mundialmente, esta certificação confere segurança na qualidade do ouro adquirido até para os consumidores mais exigentes. Se você possui interesse em adquirir ouro de qualidade e elegância, visite a nossa loja.

Agora que você já sabe o que é quilates, fica muito mais fácil escolher a melhor peça, dando um toque de sofisticação ainda maior à sua personalidade. Ah, temos ofertas de joias em ouro para você, CLIQUE AQUI!

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: , , ,

    3 comments on “O que é quilates? Descubra tudo sobre a qualidade do ouro”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!