Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Qual a diferença entre anel de noivado e aliança? Confira

24 de setembro de 2021

Um dos principais anéis na vida de uma pessoa é o que mostra a união a dois. Sempre pensado com carinho, você irá carregar durante o tempo do relacionamento. Mas, qual a diferença entre anel de noivado e aliança?

Pois é, eles são diferentes e, como no Brasil não é costume usar o anel de noivado, as pessoas não sabem dizer muito sobre ele e, principalmente, quando deve ser usado ou qual a importância. 

Por isso, vamos mostrar qual a diferença entre o anel e a aliança, uma joia que representam tanto para os casais! Uma boa leitura!

A tradição do anel de noivado e aliança

Segundo a tradição, o pedido de noivado é feito com um anel bem diferente da aliança do casamento. Isso porque ele é um símbolo que mostra a promessa do casamento. 

Em vários países, esse símbolo chegou a ser diferente do anel de noivado como é hoje em dia. Nos Estados Unidos, por exemplo, os homens presenteavam as mulheres com dedais e depois se transformava em uma aliança. 

Historiadores dizem que o anel de noivado surgiu em Roma, depois que o papa Inocêncio III determinou que houvesse um período de espera entre o pedido de casamento até o casamento em si, que é o noivado. 

Para registrar este compromisso, os anéis sinalizavam este período. 

Conheça a diferença entre anel e aliança de noivado

Mas qual a diferença entre estes dois anéis? Sim, porque além da diferença de significado, eles também diferem no formato. 

O anel de noivado é feito, geralmente, por uma linda pedra preciosa, um diamante ou outra pedra preciosa brilhante, em um aro de metal, na maioria das vezes prateado. Ele é, como chamamos, um anel solitário, com apenas uma pedra.

Já a aliança em si é feita basicamente de ouro e tem um formato de faixa, um pouco mais largo que o anel de noivado. Apesar de historicamente elas serem feitas apenas de ouro, com novos designers, a aliança pode ganhar uma pedra. 

Em qual dedo usar o anel de noivado e a aliança?

Dois pontos diferenciam um anel de noivado para a aliança e essa diferença não está no período que se usa e nem no formato, mas sim, em como usar esta joia.

Primeiramente, o anel de noivado é de uso exclusivo da mulher, sendo uma peça única para ela. É o homem que oferece a joia em sinal de compromisso. 

Igual aos filmes românticos, quando o homem se ajoelha ou faz todo um jantar romântico em um restaurante para entregar o anel. Aquele anel é o de noivado. 

A mulher deve usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda, simbolizando o compromisso. Os dois, quando casados, usam a aliança no mesmo dedo. 

No Brasil, muitas vezes os noivos usam a aliança do casamento durante o período de noivado, mas é no dedo anelar da mão direita. Depois, quando casados, passam para a mão esquerda. 

10 ideias de anéis de noivado e alianças que vão te inspirar! 

Confira dicas de anel de noivado:

Anel ouro amarelo com zircônia

Este anel de noivado é feito em ouro 18k/750 e em um formato super clássico e tradicional.  Ele tem oito pedras de zircônia e a lapidação em formato de chuveiro.

Anel ouro branco com zircônia

Se quiser sair do tradicional ouro amarelo, este anel de ouro branco é de 18k e tem uma pedra solitária de zircônia, um anel perfeito para um pedido de casamento!

Anel com diamante 

Saindo da zircônia, este anel de ouro amarelo 18k tem um diamante de 11 pontos e de 3 mm. No anel em si, ainda conta com um design próximo ao brilhante. 

Anel com pedra natural 

Esse anel de noivado é mais um clássico e que pode colocar uma pedra natural de 5mm de sua preferência, como uma ametista, topázio imperial, água-marinha. 

Anel aro duplo com zircônias

Para uma mulher moderna, este anel será ideal por ter um design mais atual com aro duplo e pedras de zircônia. 

Confira dicas de aliança:

Clássica e discreta

Esta aliança é mais fina e delicada, sem chamar muita atenção. Feita com ouro 18 quilates e espessura de 0,5mm.

Confortável

A aliança comfort, como o nome já diz, traz um conforto por ter o aro interno curvado, evitando o contato com a pele, ideal para quem sofre com inchaço nos dedos. 

Escrita

Esta aliança em ouro é reta e pode trazer as letras iniciais do casal, ou então da pessoa. Ela é banhada de ródio e ideal para quem quer um toque diferente na aliança. 

Com pedra

Se você busca um toque sofisticado na aliança, esta vai com um diamante em um design moderno. Ela também é estilo comfort. 

Ouro branco

Caso queira sair do tradicional ouro amarelo, essa de ouro branco dá um charme diferente para a aliança, além de vir com detalhes diamantados. 

A Mave Joalheria tem muitas outras opções de anel de noivado e de aliança para este momento tão especial para o casal. Se você quiser ver mais opções, entre no nosso site CLICANDO AQUI

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: ,

    5 comments on “Qual a diferença entre anel de noivado e aliança? Confira”

    1. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

    2. I may need your help. I've been doing research on gate io recently, and I've tried a lot of different things. Later, I read your article, and I think your way of writing has given me some innovative ideas, thank you very much.

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!