Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Furo na orelha: conheça os nomes, tipos e estilos

1 de outubro de 2021

Os brincos fazem parte do visual das mulheres e também dos homens. O preconceito, principalmente com o piercing, está ficando de lado e a procura por esse acessório aumentando. Mas é preciso tomar cuidado com o furo na orelha.  

Para cada furo existe um nome, um tipo e um estilo. Seja para compor um visual discretamente ou chamativa, os brincos e piercings são peças que trazem autenticidade para o visual. 

Confira neste post tudo sobre esse acessório e também os cuidados na hora de fazer o furo na orelha. 

Descubra a origem da tradição do furo na orelha 

Desde os tempos antigos, o uso de brincos é uma tradição. Na época da Pérsia e na Grécia Antiga, por exemplo, além das mulheres, os homens já usavam este acessório. 

Os índios também sempre usaram brincos como adorno, assim como os piratas, que tiveram a imagem associado a esta joia.

Não se sabe ao certo a origem do brinco, mas em cada civilização há um significado, podendo mostrar nobreza, posse ou então algo místico.

Em tempos não muito remotos, na década de 70, os homens voltaram a usar o brinco no movimento punk, como forma de rebeldia. 

Quais são os tipos de furo na orelha?

Além do tradicional furo na orelha, no lóbulo, existem outros tipos de furo - cada um com o seu significado. 

No Brasil, a diferença entre o piercing e o brinco é basicamente o lugar do corpo colocado. O piercing seria qualquer brinco que não é colocado no lóbulo da orelha.

Vamos te trazer os cinco principais tipos de furo na orelha, confira:  

  • Tragus

O tragus é aquela cartilagem que fica próxima da entrada do ouvido. Ela é uma cartilagem bem firme e esse acessório é charmoso. 

  • Hélix

Este furo é feito bem na curva da orelha, na parte de cima. Também muito tradicional, tanto para mulheres como para os homens. 

  • Transversal

Também conhecido como industrial, é um piercing grande e chama muito atenção por ser uma haste. São dois furos que atravessam toda a parte superior da orelha, ligado pela haste.  

  • Conch

Esse é um furo mais atual e moderno. Ele é feito praticamente no meio da orelha e, muitos que optam por este furo, escolhem o piercing de argola, para ligar a parte da frente com a de trás. 

  • Snug

Esse furo fica na cartilagem intermediária da orelha, na parte interna. Ele pode ser bem discreto, claro, dependendo da joia que utilizar. Esse furo vem ganhando espaço e virando tendência. 

Afinal, qual a idade certa para furar a orelha do bebê? 

Quando se trata de brincos, um tema que sempre é abordado é: quando furar a orelha do bebê?

Isso mesmo! Muitas mamães ficam na dúvida quando poderá furar a orelha da filha que acaba de nascer.

E essa dúvida não é só das mamães, porque não há um consenso sobre o momento ideal para fazer o furo. Alguns pediatras dizem para fazer o furo quanto antes, enquanto outros dizem que o melhor é esperar as primeiras vacinas. 

Muitas mamães já realizam o furo ainda na maternidade. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o procedimento seja feito em uma farmácia ou em um ambiente hospitalar. 

O furo deve ser feito por um enfermeiro, acupunturistas, pediatra ou farmacêutico. 

Cuidados que você deve ter ao furar na orelha 

Não importa em que parte ou com quantos anos você irá furar a orelha, o que realmente importa são os cuidados com a saúde na hora de realizar o procedimento.

Isso porque um furo mal feito pode trazer vários problemas e a pessoa não terá uma experiência legal no processo. Por isso, confira essas dicas:

  • Lugar reconhecido: Procure um lugar de procedência e que cuide da higiene e da esterilização dos equipamentos. Farmácias e estúdios de tatuagem costumam realizar os furos. 
  • Joia de qualidade: Isso mesmo! Escolher uma joia de qualidade faz toda a diferença para evitar uma infecção ou alergia. Escolha peças de metal nobre, como ouro, prata ou então de aço cirúrgico. 
  • Mantenha a joia: O brinco ou o piercing é parte necessária na cicatrização do furo. Além disso, ao fazer a troca, com o furo recente, pode provocar ferida. 
  • Limpeza sempre: Além de sempre limpar as mãos ao mexer no furo recente, faça a assepsia com um sabonete neutro e enxágue com água corrente. Outra dica, umedeça um algodão com soro fisiológico e limpe a região do furinho. 

Joias de qualidade sempre!

Por fim, escolher joias de qualidade e também de boa procedência é sempre indicado, seja para sua saúde na hora de fazer um furo na orelha, ou para ter uma peça realmente verdadeira, duradoura e bonita. 

Na Mave Joalheria, você encontra brincos com pedra, infantil e de argola, além de vários outros modelos para o seu estilo. Tudo isso com o Amagold, o certificado no Brasil que autentifica que a joia é verdadeira.

Quer ver mais outras opções de brincos que temos? Basta entrar em nosso site CLICANDO AQUI.

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: , ,

    9 comments on “Furo na orelha: conheça os nomes, tipos e estilos”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!