Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Saiba como investir em ouro de forma segura, simples e rentável

17 de junho de 2022

Atualmente, investir em ouro é uma das opções mais seguras de proteger seu patrimônio, já que em momentos de crise, este metal fica ainda mais valioso.

Devido a sua oferta limitada na natureza, a constante iminência da escassez faz com que muitos procurem este tipo de investimento, porém, é essencial buscar os conhecimentos necessários antes de dar o primeiro passo.

Por isso, neste artigo, vamos te contar um pouco sobre qual a melhor forma de se investir em ouro e tudo o que é preciso saber para começar. Fique conosco e confira!

Formas de investir em ouro

Primeiramente, é importante dizer que existem diversas maneiras de investir em ouro, cada uma demandando um nível de conhecimento na área.

Por ser um mineral escasso, é considerado uma commodity (categoria de produtos fundamental na economia de diversos países). Sendo assim, investir no fundo de ouro é uma excelente forma de diversificar sua carteira de investimentos.

Tanto durante a pandemia (quando o ouro valorizou mais 60%) quanto devido à guerra na Ucrânia, o ouro voltou ser muito procurado pelos investidores e, desde abril de 2021, o metal já valorizou 13,22% em dólar, atingindo o valor de R$ 300 mil (em gramas) e R$ 308 mil (barras de ouro).

A cotação do ouro sofre alterações diárias, que você pode acompanhar no site da B3.

Levando todas essas informações em consideração, separamos as opções mais escolhidas para quem deseja investir em ouro. São elas:

  1. Fundos de investimento

Nessa modalidade, é um gestor que cuida de todas as questões operacionais e toma todas as decisões relacionadas às compras dessa commodity, poupando o   investidor de se preocupar com as tecnicalidades.

Os fundos de investimento mais comuns são em dólar — melhor à longo prazo —, em real e em real e CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

  1. Ações de mineradoras

Adquirir ações de mineradoras de ouro também é uma opção interessante, mesmo que não seja um investimento direto nesse metal precioso. 

Aura Minerals (canadense),  Newmont Corporation (americana) e AngloGold Ashanti (sul-africana) são algumas das mineradoras mais procuradas por brasileiros para investir.

  1. Contratos futuros de ouro

Por se tratarem de acordos de compra de ouro com preços prefixados, essa é uma escolha comum para quem já está acostumado a operar contratos futuros na Bolsa.

Cada contrato representa 250 gramas de ouro fino e você pode comprá-los na B3, mas os valores costumam ser elevados o suficiente para assustar os pequenos investidores.

  1. Comprar barras de ouro

Existem corretoras autorizadas que negociam o ouro em barras, mas para adquiri-los, é preciso arcar com os custos da autenticação e providenciar um local seguro para seu armazenamento.

Então, para diminuir o risco de liquidez, a maioria dos investidores dessa modalidade preferem não manter suas barras de ouro em casa, mas sim, em bancos.

  1. Investir em joias de ouro

Essa é a maneira mais fácil e uma das mais antigas de investir em ouro, uma vez que adquiri-las é muito mais simples e acessível para pequenos investidores.

As joias de ouro são símbolos de riqueza e poder desde a era paleolítica, característica que permanecem até os dias atuais e que auxiliam em processos de penhora, por exemplo.

Entretanto, essa modalidade de investimento difere das anteriores, já que nela, o ouro já está lapidado e estilizado - valendo muito mais.

Por que escolher investir em joias de ouro?

  • Podem ser usadas como garantia

Frequentemente, as joias são utilizadas e muito bem aceitas como garantia para obter crédito, uma vez que seus valores são verificados de forma rápida e excluem a necessidade de comprovantes de renda, por exemplo.

Outra opção para utilizá-las para obtenção de crédito e de empréstimos é penhorá-las, procedimento onde as joias são avaliadas e precificadas pela Caixa Econômica Federal.

  • São um investimento mais seguro

Por constituir reserva de valor, o ouro — e alguns outros metais, como a prata — é considerado um dos investimentos mais estáveis por não sofrerem tanto com as alterações da inflação.  

As joias são bens duradouros, não desvalorizam com o tempo e seus valores não são tão flutuantes quanto outros commodities, garantindo mais segurança para os investidores. 

Outro fator que deve ser considerado é que, em períodos de crise como a pandemia de COVID-19, as joias podem ser compradas ou vendidas com melhores porcentagens de lucro. 

Além disso, as joias de ouro são facilmente armazenadas e transportadas, não sendo necessário deixá-las em um banco, como no caso das barras de ouro.

  • São Versáteis

No mercado de joias, você pode vendê-las no atacado e no varejo, pode leiloá-las, derretê-las sem perder valor do metal, especializar-se em completar coleções pessoais ou histórias. 

Ou seja, são diversas possibilidades de lucro e todas muito mais seguras e lucrativas do que investir em renda fixa, por exemplo.

5 joias mais valorizadas da Mave

Corrente em Ouro 18k/750 Malha Cartier Cadeado Grossa - 65cm

Clique na imagem para ver mais detalhes!

Corrente em Ouro 18k/750 Milano - 60cm

Clique na imagem para ver mais detalhes!

Corrente em Ouro 18k/750 Piastrini Diamantada Grossa - 60cm

Clique na imagem para ver mais detalhes!

Corrente em Ouro 18k/750 Veneziana Longa GG - 60cm

Clique na imagem para ver mais detalhes!

Corrente em Ouro 18k/750 Bailarina Grossa

Clique na imagem para ver mais detalhes!

Invista em ouro com certificado na Mave

Após entender um pouco mais sobre investir em ouro, é possível afirmar que apesar de ser preciso certo nível de conhecimento especializado, investir em joias é uma das melhores e mais seguras opções disponíveis no mercado.

Então, por que não aumentar a sua coleção (e sua carteira de investimentos) com uma joalheria que tem parcelamento facilitado, frete para todo o Brasil e possui certificação amagold

Acesse o nosso site e confira tudo o que a Mave tem para te oferecer!

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: , , , ,

    4 comments on “Saiba como investir em ouro de forma segura, simples e rentável”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!