Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Citrino: veja o significado, poderes e joias com a pedra do sucesso

1 de agosto de 2023

Talvez você não saiba, mas o citrino tem cativado a humanidade há séculos. Conhecida como a "pedra do sucesso", não é apenas uma joia que chama atenção por sua beleza, mas também é altamente valorizada por seu significado profundo e poderes místicos. 

Inclusive, por muito tempo, o citrino vem sendo utilizado em várias culturas como um talismã para atrair prosperidade em todas as áreas da vida. 

Neste post, vamos explorar o significado simbólico dessa pedra, os poderes atribuídos a ela e dar exemplos de lindas joias criadas com esta pedra tão especial. Continue a leitura e saiba mais sobre como o citrino pode iluminar seu caminho para o sucesso!

Qual é a origem da pedra de citrino?

A pedra de citrino, originalmente, tem uma coloração amarelo-dourada e é uma variedade de quartzo. O nome deriva da palavra latina "citrus", que se refere à coloração cítrica da pedra, lembrando a casca de um limão.

A origem do citrino pode ser rastreada até tempos antigos, com relatos de seu uso como decoração datando da época da Grécia Antiga, cerca de 300 a.C. No entanto, a formação dessa pedra preciosa é um processo natural que ocorre no subsolo da Terra ao longo de milhões de anos.

O citrino natural é raro, sendo formado quando o quartzo púrpura (ametista) é exposto a altas temperaturas, levando a uma alteração na cor. Este processo pode ocorrer naturalmente, mas muitas vezes é induzido artificialmente para produzir citrinos para o mercado de gemas.

As principais fontes de citrino natural são o Brasil, Madagascar, a Rússia e os Estados Unidos, especialmente nas Montanhas Rochosas do Colorado. Contudo, independentemente da origem, a pedra continua a ser uma escolha popular para joias e interessados nas supostas propriedades curativas e atração de prosperidade.

Qual é a cor do citrino?

O citrino é uma variedade de quartzo, e sua cor característica vai do amarelo pálido ao marrom-escuro, passando pelo dourado. Sua cor acontece principalmente devido à presença de pequenas quantidades de ferro na estrutura cristalina do quartzo.

Simbolismo e significado

Como mencionado anteriormente, a pedra de citrino é conhecida como “pedra do sucesso” e acredita-se que ela possui uma energia solar e poderosa, que pode ajudar na manifestação de prosperidade e abundância.

Na antiguidade, o citrino era carregado como um talismã contra o mal e a negatividade, pois supostamente a pedra trazia clareza à mente e ajudava a despertar a criatividade e a imaginação do portador.

Na gemoterapia, o citrino é frequentemente utilizado para equilibrar as energias e para atrair riqueza e sucesso. Além disso, é considerado um cristal com poderosa energia de limpeza e regeneração. Seu brilho amarelo-dourado é associado ao chakra do plexo solar, o centro de energia relacionado à autoestima, confiança e poder pessoal.

Muitos acreditam que o citrino ajuda na realização de objetivos, na melhoria das relações interpessoais e na promoção do sucesso em vários aspectos da vida. 

Esta gema continua a ser a escolha perfeita para quem busca não apenas a beleza, mas também os benefícios metafísicos das pedras preciosas.

Como saber se o citrino é natural?

Primeiramente, é importante ter em mente que identificar se um citrino é natural ou tratado pode ser um desafio, pois os métodos modernos de tratamento de gemas são muito avançados. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a fazer essa distinção:

  • Cor: o citrino natural tende a ter tons mais pálidos e menos uniformes do que o citrino tratado. Este último costuma ter uma cor laranja, marrom ou vermelho-dourada muito intensa e uniforme.
  • Inclusões: o citrino natural pode conter inclusões ou imperfeições internas que são muito menos comuns em pedras tratadas.
  • Temperatura: quando essa gema é tratada, é produzida aquecendo ametista ou quartzo fumê a altas temperaturas. Portanto, se uma pedra é afetada pelo calor (por exemplo, se muda de cor quando exposta ao calor), há uma chance de que tenha sido tratada.
  • Preço: o citrino natural é muito mais raro e, consequentemente, mais caro do que o tratado. Se o preço parece bom demais para ser verdade para um "natural", é possível ser tratado.

Lembre-se, a maneira mais confiável de determinar se um citrino é natural ou tratado é consultando um gemólogo certificado, pois esse especialista possui equipamentos avançados e a experiência necessária para realizar uma análise precisa.

Propriedades para o corpo físico e mental da pedra Citrino

O citrino é muito apreciado no campo da gemoterapia e da cristaloterapia, que utilizam as energias naturais das pedras e cristais para promover o bem-estar físico e mental. 

Pensando nisso, separamos alguma das principais propriedades atribuídas ao citrino:

Para o corpo físico

  • Energia e vitalidade: acredita-se que o citrino possa aumentar a energia e a vitalidade do portador, sendo frequentemente recomendado para pessoas que sofrem de fadiga crônica ou que precisam de um impulso de energia.
  • Digestão: o citrino está ligado ao chakra do plexo solar, que governa o sistema digestivo. Diz-se que esta pedra ajuda na digestão e pode contribuir para a saúde do fígado e outros órgãos digestivos.
  • Desintoxicação: algumas pessoas acreditam que o citrino pode ajudar a desintoxicar o corpo e fortalecer o sistema imunológico.

Para a mente e emoções

  • Autoconfiança: o citrino é uma pedra de autoconfiança e determinação. Ele é dito para aumentar a confiança e a autoestima, e para superar medos e fobias.
  • Prosperidade e sucesso: acredita-se que ele possa atrair riqueza e prosperidade e ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais.
  • Clareza mental: o citrino também é valorizado por sua capacidade de trazer clareza mental, ajudando a superar a confusão e a indecisão. É frequentemente usado por estudantes e profissionais que precisam de foco e concentração.

Joias Mave com pedra de citrino

  1. Anel em Ouro 18k/750 Solitário com Pedra Natural de Citrino 5.5mm
Clique na imagem para mais detalhes!

Esse anel solitário é delicado e pode fazer uma pessoa querida muito feliz, pois além de proporcionar mais beleza e elegância para qualquer look, ainda atrai sucesso e abundância para a vida de quem for usá-lo.

  1. Gargantilha em Ouro 18k/750 Ponto de luz com Pedra Natural de Citrino e Corrente Veneziana 5mm
Clique na imagem para mais detalhes!

Uma gargantilha com ponto de luz é uma peça coringa para todos os amantes de joias e nunca sai de moda. Com ele, é possível montar várias composições, sempre mantendo o glamour. 

  1. Brinco em Ouro 18k/750 Solitário com Pedra Natural de Citrino 5.5mm
Clique na imagem para mais detalhes!

E para fechar o trio de conjunto de joias capaz de fazer qualquer pessoa se sentir muito amada, o par de brincos ponto de luz completa o look, que além de elegante, serve como talismã para atrair prosperidade para que os usar.

Por que escolher a Mave?

Agora que você já sabe o que é, quais são as simbologias e propriedades da pedra de citrino, é hora entender porque a Mave é a joalheria ideal para você adquirir joias com essa gema.

Além de contar com mais de 20 anos de mercado, a Mave também oferece frete grátis, parcelamento em até 10 vezes sem juros, descontos especiais e certificado amagold, que representa a garantia da qualidade do teor do ouro das nossas joias.

Então, se você quer garantir acessórios lindos, valiosos, de qualidade e com segurança, acesse o nosso site e confira tudo que a Mave tem para você!

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!