Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Joia de ouro escura? Veja 5 causas para esse problema

25 de agosto de 2023

Se você usa joias há um bom tempo, já deve ter se deparado com essa situação: com o passar dos anos, alguns materiais, incluindo joias de ouro e prata, ficam escuras - mesmo com todo o cuidado na hora de usar, limpar e guardar. 

Aliás, existem muitas causas que podem deixar uma joia escura, e nem sempre tem a ver com a falta de cuidado ou a qualidade do material em si.

Por isso, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre possíveis causas para o escurecimento de joias de ouro e prata, além de oferecermos algumas dicas para você prevenir que esse efeito aconteça!

6 causas que deixam uma joia de ouro escura

Existem muitos motivos que podem escurecer uma joia com o tempo, desde a qualidade dos materiais, faltas de cuidados na limpeza e algumas reações naturais dos componentes da joia. Confira os principais:

1 – Oxidação

Essa é a causa mais comum para o escurecimento dos metais que compõem as joias. O ouro puro é um metal muito resistente à oxidação, mas joias de ouro são frequentemente feitas de ligas, que podem conter outros metais. A prata, por exemplo, já é um material bem mais propenso a sofrer com a oxidação.

Esse processo acontece no contato dos metais com o oxigênio do ar, que forma uma camada de óxido na superfície, criando esse aspecto escuro.

joia de ouro escura

2 – Níveis de ácido úrico 

O ácido úrico é uma substância naturalmente produzida pelo corpo, e eliminada pela transpiração. Porém, algumas condições, como alimentação inadequada ou algumas doenças fazem com que a produção dessa substância seja aumentada.

Então, o contato das joias com o ácido úrico acelera o processo de oxidação desses metais, e além do escurecimento, também é comum que as joias fiquem com um aspecto avermelhado.

Nesses casos, recomenda-se o tratamento médico, já que o excesso de ácido úrico no organismo pode ocasionar em outros problemas de saúde.

3 – Acúmulo de sujeira e oleosidade

Além do tópico acima, outro motivo que causa esse efeito é a junção de partículas de sujeira, poeira e os óleos presentes na pele, que se acumulam na superfície das joias de ouro e prata. Isso cria uma camada que pode fazer com que ajoia pareça mais escura e opaca.

Esse efeito acontece, principalmente, nas joias guardadas logo após o uso sem passar por uma limpeza.

4 – Reações químicas com outros produtos

Alguns produtos químicos, mesmo os de uso para cuidado pessoal, como cosméticos, perfumes e loções, são compostos de substâncias que ao longo do tempo podem reagir com o ouro e a prata, causando uma descoloração superficial. 

Além disso, alguns produtos de limpeza, principalmente aqueles mais agressivos, também podem desencadear essa reação ao entrarem em contato com a joia, como o cloro.

5 – Contato com água ou umidade

A exposição constante e frequente à água e à umidade também pode acelerar o processo de oxidação. Isso também vale para a transpiração da nossa pele, já que o suor contém minerais e ácidos que podem afetar a superfície das joias. 

6 – Reações com outros metais

Conforme falamos, algumas joias – sejam de ouro ou prata – possuem ter ligas com outros metais, que podem reagir de forma diferente a um processo de oxidação ou descoloração que atinge toda a joia.

Esse escurecimento pode ser causado por descuidos no uso ou limpeza da joia, ou ainda por alguma reação química específica. Vale lembrar que, por mais que a qualidade da joia interfira em como ela pode reagir a certos eventos, uma joia que escurece com o tempo não é de má qualidade!

Como prevenir joia de ouro escura

Foto grátis aproxime-se das ferramentas de arte de gravura

Como você viu, existem muitos pontos que podem deixar a sua joia de ouro ou prata escura, mas a maioria pode ser evitada com alguns simples cuidados antes, durante ou após o uso, como:

  • armazenar suas joias de prata e ouro em locais secos e protegidos do ar, além de não expostos à luz solar;
  • busque sempre remover as joias antes de aplicar produtos químicos durante uma limpeza da casa, ou mesmo durante aplicação de loções no corpo;
  • limpar regularmente suas joias com produtos de limpeza específicos para ouro ou prata;
  • mantenha as joias secas, ou seja, caso elas se molhem ou entrem em contato excessivo com transpiração, seque-as com um pano; 
  • evitar usar joias durante atividades que possam causar exposição excessiva a sujeira, suor ou produtos químicos.

Joias de ouro com qualidade e certificado é com a Mave!

Então, agora que você entendeu como cuidar melhor das suas joias de ouro, que tal aumentar sua coleção com as peças incríveis da Mave?

Anel em Ouro 18k/750 Infinito com Diamante

Clique na imagem para mais detalhes!

Além de ter mais de 20 anos de experiência nesse mercado, a Mave oferece:

  • frete grátis para todo o Brasil (consulte as condições);
  • joias de todos os tipos e produtos, com qualidade única;
  • certificado Amagold – atestado de qualidade e excelência de ouro;
  • parcelamento em até 10x sem juros no site!

Quer conhecer suas próximas joias de ouro 18K? Acesse nosso site e confira a coleção completa.

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!