Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Porque o anel de formatura resiste ao tempo e continua um clássico

9 de setembro de 2020

Ao longo dos anos, o anel de formatura deixou de ser um simples acessório para fazer parte da história de estudantes em todo o mundo. A joia representa um símbolo de um momento muito especial: a conclusão de um curso e o início de da carreira de tantos profissionais.

Por que essa tradição resiste ao tempo e continua materializando o orgulho de alunos em diferentes países? Continue a leitura e descubra no post de hoje.

Como começou a tradição

O uso do anel de formatura é conhecido em todo Brasil, mas o que muitos alunos talvez ignorem é que essa tradição teve início há quase 200 anos nos Estados Unidos.

A primeira vez que um grupo de alunos usou o acessório como parte do rito de passagem foi em 1835, durante a formatura de oficiais da Academia Militar dos Estados Unidos, em West Point, Nova Iorque.

A academia de destacava como instituição de ensino e se apresentar como seu aluno era motivo de prestígio e muito orgulho. Assim, os alunos buscavam por algo que sinalizasse que a pessoa usando o anel havia pertencido àquela turma.

A ideia deu tão certo que o hábito foi copiado por outras escolas americanas e em pouco tempo, já havia conquistado o país. Não demorou muito para alunos intercambiários adotarem a ideia e levarem os anéis para outros países que também incorporaram o costume em suas cerimônias de formatura.

De lá pra cá, a joia se tornou popular entre formandos que escolhem diferentes modelos. Porém, todos os anéis têm algo em comum: uma pedra colorida no centro que é escolhida de acordo com o curso do formando, e na lateral, o emblema do curso.

Mudança de comportamento

Desde a formatura de West Point o mundo passou por diversas transformações e mudanças de comportamento. Mesmo assim, a tradição dos anéis de formatura resiste ao tempo.

Até hoje a joia representa a celebração de um importante momento na formação de profissionais de todas as áreas. Ao final do curso, a joia torna-se um símbolo da conquista de muitos alunos e dá sentido especial ao momento da formatura.

Se o comportamento dos alunos em relação a tradição não mudou muito, não se pode dizer o mesmo quanto aos modelos dos anéis de formatura.

Quando surgiram, as joias tinham um formato padrão para todos os cursos e tinham gravado o emblema da instituição ao invés do símbolo do curso. Mas, com o tempo, isso mudou e os modelos convencionais e padronizados cederam lugar a joias únicas, com designs exclusivos e modelos específicos para o público feminino e masculino.

Existe o dedo certo para usar o anel de formatura?

Apesar de toda a tradição que envolve os anéis de formatura, onde usar esse acessório é uma escolha pessoal e fica a critério de cada formando. Assim, enquanto muitos preferem usar a joia no dedo anelar da mão esquerda, outros preferem reservar os dedos anelares para alianças e anéis de noivado, por exemplo. O importante mesmo é tomar essa decisão antes de comprar o anel para evitar ajustes na joia, no futuro.

Aliás, falando sobre tamanho, a Mave disponibiliza um gabarito para ajudá-lo a escolher o tamanho do seu anel – clique aqui para conferir. Mas se ainda ficar na dúvida, você pode usar um anel que você já possui como referência. Outra dica é usar um barbante ou linha para medir a circunferência do seu dedo.

Qual é a cor da pedra do meu curso?

No Brasil, os anéis de formatura tradicionalmente fazem alusão ao curso de formação. Para isso, trazem o emblema do curso e uma pedra preciosa na cor que representa a profissão. Confira, abaixo, as cores mais procuradas e as profissões que representam.

  • Verde: a cor que remete a natureza e a vida é associada aos cursos de ciências biológicas e da área de saúde, como medicina, enfermagem, fisioterapia, medicina veterinária e nutrição, entre outros.
  • Vermelho: muito usada nos anéis de formatura de oficiais de justiça e bombeiros, a cor também remete aos cursos de ciências humanas como direito.
  • Azul: é mais conhecida por representar os cursos de ciências exatas, como engenharia, economia, arquitetura. No entanto, a cor é utilizada também em alguns cursos da área de humanas como pedagogia, música, psicologia e administração.
  • Violeta: representa os profissionais das ciências humanas e sociais como biblioteconomia, geografia e história, letras e outros.

Quer uma última dica? Melhor que imaginar o seu anel de formatura é escolher o que mais combina com você. Clique aqui para conhecer a coleção de anéis de formatura da Mave. Modelos exclusivos e cores incríveis para você marcar para sempre esse dia tão especial.

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias:

    3 comments on “Porque o anel de formatura resiste ao tempo e continua um clássico”

    1. At the beginning, I was still puzzled. Since I read your article, I have been very impressed. It has provided a lot of innovative ideas for my thesis related to gate.io. Thank u. But I still have some doubts, can you help me? Thanks.

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!