Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Por que o ouro não enferruja?

11 de fevereiro de 2022

O ouro é, sem dúvida, o metal nobre mais conhecido por todos, tanto pelo seu valor financeiro, como também pela sua importância na história da humanidade. Mas você sabe o que significa ser um metal nobre e por que o ouro não enferruja? 

A princípio, você pode pensar que tem a ver com a realeza que adorou sempre o ouro em seus anéis, pulseiras e, claro, as famosas coroas. Pode até ser! Mas essa expressão tem a ver com outro categoria do metal.

Confira neste post todas essas respostas, você vai se surpreender! 

Saiba tudo sobre o ouro

O ouro se mistura com a história do homem desde o seu descobrimento e, este elemento químico, presente inclusive na tabela periódica, tem várias facetas, podendo ser um acessório de beleza em forma de joia, ou então, um dos investimentos mais seguros. 

Agora, um dos usos dele que pouca gente sabe é em componentes eletrônicos, como computadores, tablets e celulares. Isso mesmo! Ele está presente em seu celular e você talvez nem saiba. 

Esse metal é importante nestes componentes para garantir o funcionamento e proteger contra a corrosão. E, nessa altura vem a pergunta: o ouro oxida?

Por que não oxida?

Lembra que falamos que o ouro é um metal nobre e que isso não tem a ver com a realeza ou o valor de mercado dele. Isso porque, no mundo da química, os metais considerados nobres são aqueles que são poucos reativos, isso é, são resistentes à corrosão e à oxidação. 

Portanto, o metal nobre não quer dizer que ele seja precioso, embora muitos metais deste tipo sejam valiosos, como:

  • Platina;
  • Ródio;
  • Paládio;
  • Rutênio. 

A prata não oxida, mas ela pode escurecer com o tempo. Aqui vale um parêntese para explicar que oxidação e ferrugem não são a mesma coisa, o primeiro seria o início do processo, enquanto a ferrugem seria o último. A oxidação acontece quando o metal reage com o ar ou a água, como o ouro não tem essa reação, ele não oxida. 

Vantagens do ouro 18 quilates

Apesar disso, o ouro tem várias vertentes, ou melhor dizendo, quilates. Essa expressão serve para medir a pureza do metal, quanto maior o número, mais puro é. Portanto, o ouro 24k é o mais genuíno, porém, ele é muito macio e flexível, dificilmente manteria, por exemplo, a forma de um anel. 

Por isso, no ramo da joalheira — e em outros também — o 18k é o mais utilizado, já que ele é uma liga que mistura ouro e outros metais, para dar a rigidez necessária. 

Cuidados com uma joia de ouro

Por ser uma liga, o ouro 18k merece alguns cuidados especiais para manter seu brilho inconfundível. Por isso, é importante sempre guardar a joia em um local adequado. Se for realizar algum trabalho manual pesado ou manusear produtos químicos, o indicado é retirar a peça dos dedos. 

Agora, se você busca uma joia de qualidade e com certificação Amagold, que atesta a procedência do ouro, entre no site da Mave Joalheria e confira os modelos de anéis, alianças, pingentes, correntes e outros acessórios. 

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias:

    2 comments on “Por que o ouro não enferruja?”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!