Joia, semi joia e bijuteria. Na hora da compra de um acessório para você ou para presentear alguém, essas são algumas das opções que você encontra no mercado. No entanto, você realmente sabe a diferença entre cada uma delas? Agora você pode ficar tranquilo! Pois nós, da Mave, te explicaremos tudo sobre o assunto.
A joia, em si, é uma peça de ouro, prata ou de platina, que são os chamados metais nobres. As peças de ouro e platina não oxidam. Já a prata é muito fácil de se oxidar. Primeiramente, as joias são eternas, ou seja, com o uso correto (não exposição a produtos químicos, por exemplo) não necessitam de manutenção e durarão para sempre. Por conta desses fatores, as joias possuem a melhor qualidade dentre todos os tipos de acessórios existentes no mercado.
As semi joias são as peças que mais se parecem com as joias. A semi joia é constituída de materiais como latão, prata, bronze, etc e sobre ele é aplicado uma camada inicial chamada de pré banho de cobre, que faz a peça adquirir um brilho intenso. Depois dessa camada, a semi joia receberá ainda um banho, que deverá ser de alta qualidade, de ouro, prata, ródio ou rose. Assim sendo, ela possuirá vida útil muito boa se o banho for muito bem feito, porém para que você a continue usando por vários anos é preciso que receba uma atenção especial, tais quais: não a utilizar quando estiver lavando louça, não expor a peça a radiação, trabalho manual pesado etc.
Já as bijuterias são compostas de materiais como plástico, madeira, pena, latão, bronze, cobre, entre outros, que são materiais mais simples. Por conta disso, sua durabilidade é muito pequena. Ademais, as peças se oxidam muito rápido, o que resulta no pouco tempo de uso das peças. Além disso, as pedras usadas são de strass, não são cravadas e sim coladas.
Um detalhe muito importante é como identificar quando é uma joia ou uma semi joia. A olho nu, para uma pessoa que não é especialista, é muito difícil. No entanto, pelo peso da peça é possível identificar a sua procedência, pois o peso do ouro é cerca de 40% maior que a da prata. Porém, para se saber quando a peça é de ouro, existe no mercado um ácido, vendido como ácido de toque, que quando aplicado no ouro ele não oxidará. Na prata, ao utilizar o ácido, ele oxidará direto. Por fim, existe também as balanças de densidade para se pesar as peças.
É importante também ficar atento as falsificações que existem no mercado atualmente. Como por exemplo a chamada chapa dupla. Ou seja, eles fazem ouro por fora e um material muito inferior por dentro.
Visite nosso site e confira nossos produtos! Possuímos as peças com a melhor qualidade e durabilidade do mercado, pronta e rápida entrega, e o melhor de tudo: por um ótimo preço! Tudo para sua comodidade e tranquilidade.