Um azul único capaz de brilhar e transmitir vários significados ao mesmo tempo. Essa é a safira, pedra preciosa que ao lado do diamante, esmeralda e rubi, está na memória das pessoas relembrando a riqueza e beleza.
Esta pedra é usada na joalheria mundial há milhares de anos, desde os tempos do antigo Egito. Apesar de existir em outras cores, como o rosa e vermelho, é na cor azul que ela é famosa e ganha maior valor.
Então, quer saber mais sobre o significado da safira, seus poderes e o que ela representa? Continue a leitura!
A safira é uma pedra preciosa deste a antiguidade. Cada cultura leva um significado para esta gema. No Egito, povo que adorava ornamentos, ela estimulava a verdade e a justiça.
Além disso, na Roma Antiga, a safira era a pedra da liberdade. Por ter significados tão nobres como estes, a gema sempre foi usada em anéis e coroas de reis, rainhas e por representantes do alto grau da sociedade.
A origem do nome safira é grega e tem o significado de “a coisa mais bela”. Já em latim, a palavra saphirus significa azul. Aliás, esta cor surge na pedra devido à presença de titânio e ferro em sua composição.
A safira está presente em países como Quênia, Tanzânia, Vietnã e Tailândia, mas é o Sri Lanka o principal produtor. Entretanto, a Caxemira, na Índia, foi onde encontraram as melhores pedras, mas as jazidas se esgotaram.
Responder esta pergunta não é nada fácil porque depende de uma série de fatores, como a pureza, o tamanho, a lapidação e a cor da pedra. Porém, podemos dizer que é uma das pedras mais valiosas do mercado.
Um quilate de safira pode valer, hoje, 12 mil dólares, ficando na sua cotação atrás apenas do diamante e da turmalina paraíba. Aliás, a safira mais cara do mundo é a Blue Belle, com 393 quilates e valendo 17 milhões de dólares. Pelo menos este foi o preço de venda em Genebra, em 2014.
Agora, se lembra quando falamos que esta pedra sempre foi muito usada por reis e rainhas. A Corte Inglesa usa, inclusive, o anel de noivado da Princesa Diana era de safira. Ele tinha 12 quilates, sendo considerado o anel de noivado mais famoso da história.
Você viu como a safira é uma pedra preciosa muito difundida no mundo e usada na joalheria mundial. Assim, ela pode ir em um anel, pingente, colar e até nos brincos. Confira algumas opções.
Este anel religioso leva a imagem de Nossa Senhora Aparecida, com o seu manto azul. Então, nesta a joia o manto tem a representação de seis pedras de safira em um anel de ouro 18 quilates.
Agora, se você quer carregar essa imagem no peito, este pingente também leva a pedra preciosa. Nesta joia, além da safira, o que chama atenção é o design em torno da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Muitas profissões, como a engenharia, administração e química, têm a safira como pedra. Por isso, uma linda joia também é o anel de formatura destes cursos. Este modelo ainda leva gemas de zircônia ao redor.
Por fim, a safira é a pedra preciosa que simboliza equilíbrio, liberdade e Justiça. Mas para usá-la em uma joia, é preciso se atentar à qualidade. Por isso, compre sempre joias com a certificação Amagold, que atesta o produto.
A Mave Joalheria tem este certificado em suas joias, além de facilidade no pagamento e frete para todo o Brasil. Confira mais opções de joias em nosso site!