Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

O que é zircônia? Saiba tudo sobre essa pedra brilhante

10 de setembro de 2021

O ramo das pedras preciosas e ornamentais encanta pessoas de diferentes idades, culturas e classes sociais.

Esse tipo de material causa fascínio pela beleza, impacto, status e – até mesmo pelo simbolismo.

Nesse texto, vamos falar sobre a zircônia, um material extremamente inovador e repleto de benefícios.

Conheça uma das pedras mais famosas do Brasil

A zircônia é um material que vem se tornando cada vez mais famoso no Brasil e em todo o mundo.

Vale destacar que as descobertas desse material começaram há quase um século. Na década de 1930, pesquisadores encontraram a zircônia em escala microscópica na natureza. Posteriormente, esses cientistas entenderam que esse material poderia ter aplicações no campo tecnológico.

Na década de 1960, a ciência já estava tentando sintetizar em laboratório esse material conhecido como zircônia. Porém, havia uma série de entraves para o sucesso dessa empreitada como – por exemplo – um elevadíssimo ponto de fusão de mais de 2 mil graus.

Contudo, algum tempo depois a ciência conseguiu produzir a zircônia cúbica sintética e essa inovação revolucionou o ramo de joias em todo o planeta.

O que é Zircônia?

É muito importante salientar que o material conhecido apenas como zircônia é um óxido de zircônio (ZrO2), uma substância que dificilmente é encontrada na natureza.

No entanto, o óxido de zircônio (ZrO2) atualmente pode ser facilmente sintetizado em laboratório. Esse mineral sintético tem um baixo custo de produção e altíssima resistência.

Vale a pena destacar ainda que o peso específico do óxido de zircônio (ZrO2) é 5,6 a 6 gr/cm².

Zircônia: uma das pedras brilhantes mais cobiçadas do mundo

Considerada uma grande revolução no universo das joias e assessórios, esse material sintético vem sendo utilizado como um excelente substituto do diamante.

O óxido de zircônio (ZrO2) produzido em laboratório é um material que possui características muito semelhantes às de um diamante lapidado (a pedra mais preciosa, cobiçada e resistente do mundo).

Essas diversas características são reproduzidas sinteticamente em escala industrial e a um custo muito baixo. Por isso, tem produzido resultados muito interessantes para o setor de joias e acessórios.

Qual a diferença da zircônia para o diamante?

Quando comparamos uma joia elaborada com diamante com uma peça confeccionada com zircônia as semelhanças a olho nu impressionam.

Apesar dessa evidente similaridade, é importante destacar algumas diferenças entre o diamante e a zircônia.

O diamante é um mineral natural, portanto, o seu formato é irregular. As pedras de diamante apresentam imperfeições e precisam ser lapidadas. Por outro lado, pelo fato de a zircônia ser elaborada artificialmente, é possível fabricá-la no formato ideal.

Outro diferencial é a dureza. Apesar de a zircônia possuir um elevado grau de dureza, ainda está bem distante do diamante na escala Mohs: cerca de dois pontos.

Sem dúvida, a zircônia é uma excelente opção para consumidores e consumidoras que desejam uma bela peça, mas não podem realizar um investimento tão alto na compra de uma joia de diamante.

Nesse sentido, o setor de joias e acessórios também ganha bastante, pois amplia o seu público e – consequentemente – as suas vendas. 

Por fim, se você busca uma joia com uma pedra preciosa e ornamental, como a zircônia, a Mave Joalheria tem diversas opções de compra, como anel, pulseiras, alianças, correntes e várias outras peças.

Você pode ver nossas joias entrando em no nosso site CLICANDO AQUI.

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: ,

    7 comments on “O que é zircônia? Saiba tudo sobre essa pedra brilhante”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!