Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Diferença entre pedra natural e artificial em joias

22 de junho de 2022

As joias sempre trazem beleza e sofisticação para o visual de uma pessoa, mas também muita curiosidade. Umas das curiosidades mais frequentes entre os brasileiros é saber se a pedra da joia é natural ou artificial. 

Isso porque o universo joalheiro cresceu muito nos últimos anos e surgiram as opções de pedras fabricadas, não apenas as extraídas da natureza. A beleza das duas é tão evidente que em muitas vezes fica  difícil perceber a diferença entre elas. 

Por isso, criamos esse post para esclarecer suas dúvidas e mostrar os tipos de pedras para as joias, confira!

Como saber se a pedra é natural ou artificial?

Diferenciar a pedra natural e artificial é uma das grandes habilidades dos amantes de joias. A pessoa conseguir diferenciar, por exemplo, um diamante natural de um sintético mostra como ela entende do assunto. Isso porque essas gemas artificiais apresentam muitas semelhanças com as naturais. 

Entretanto, com um olhar mais atento — e até com uso de lentes de aumento— é possível diferenciar as duas, principalmente no que diz respeito ao brilho, a durabilidade e, é claro, a raridade. Confira a seguir algumas diferenças;

Brilho 

Quando se fala nesse quesito, o brilho das pedras naturais costuma ser mais intenso. Por isso, o ideal é fazer o teste contra a luz para identificar a força dele. 

Durabilidade

As pedras artificiais têm uma durabilidade menor do que as naturais. No caso do diamante, uma dica para saber se ele é verdadeiro é esfregá-lo contra algo resistente, por exemplo. O diamante de verdade não sofrerá dano… já a pedra artificial… sim! 

Raridade

As pedras naturais são limitadas na natureza, até pelo fato de demorarem milhões de anos para serem formadas. Então, as joias de pedras naturais tendem a ser mais caras e valorizadas do que as artificiais. 

Quais são os tipos de pedras artificiais?

As pedras artificiais são aquelas formadas em laboratórios, portanto são fabricadas por encomenda. Algumas buscam imitar as pedras naturais, mas não têm as características citadas acimas. 

As principais pedras feitas pelo homem são as zircônias e também alguns outros cristais. A zircônia é um exemplo de como uma pedra artificial pode também ter seu valor, com brilho e qualidades únicas. 

Quais são as pedras naturais?

Como foi dito, as pedras naturais são aquelas encontradas na natureza, sem nenhum tipo de influência do homem. Algumas delas podem ser de origem mineral, enquanto outras têm seu surgimento orgânico.  No primeiro caso, temos:

  • Diamante;
  • Esmeralda;
  • Jade;
  • Rubi;
  • Safira;
  • Opala.

Já de origem orgânica, isso é, animal, a natureza tem entre as mais famosas a pérola, extraída das ostras, o âmbar e o coral. 

Qual a melhor opção?

As pedras natural e artificial fazem parte do universo da joalheria, portanto não existe uma melhor opção. Isso vai muito de qual a intenção da pessoa que vai comprar, porém, é importante entender das diferenças para não comprar uma joia com pedra artificial, pensando ser natural, por exemplo. 

A Mave Joalheira, por exemplo, trabalha com a fabricação de joias com os dois tipos de pedras, sendo a zircônia, o diamante e várias outras. Além disso, as joias possuem o certificado Amagold, que atesta a qualidade do material usado na fabricação da peça. Se você quiser conferir nossos modelos de brincos, anéis, pulseiras e pingentes, entre em nosso site!

Cadastre-se para receber noticias e promoções

    Categorias: , , ,

    2 comments on “Diferença entre pedra natural e artificial em joias”

    Atendimento

    Mave Serviço de Publicidade Digital Eireli

    CNPJ: 22.237.555/0001-94
    Rua Lea Tedeschi Rodrigues, 130, Eco Village

    CEP: 15093-291, São José do Rio Preto - SP

    Redes Sociais

    VISITE NOSSA LOJA
    hello world!